quarta-feira, 10 de julho de 2013

Resenha - "Apaixonada por palavras" de Paula Pimenta


Titulo: Apaixonada Por Palavras
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Ano: 2012
Número de páginas: 160

A autora veio aqui em Fortaleza, no dia 29/06, para divulgar seus dois últimos lançamentos – Confissão, sua coletânea de poesias, e a 2ª temporada do Minha vida fora de série – e eu, esperançosa, corri para vê-la. Infelizmente, não consegui nem entrar no auditório, mas pelo menos não saí de mãos vazias; voltei para casa com o Apaixonada Por Palavras. Eu já tinha lido a série Fazendo Meu Filme quando comecei este. Preciso dizer que me apaixonei – mais uma vez? 

Dessa vez, o livro não é um romance fictício, é a vida da Paula mesmo. O que ela gosta, o que ela não gosta, suas paixões, suas alegrias, seus dias não tão alegres. Suas lembranças da infância, da adolescência, sua família, etc. Abaixo dos títulos das crônicas, temos a data em que elas foram publicadas e o legal disso é que acompanhamos, de certa forma, um amadurecimento da autora. E ela fala a linguagem da gente! Já tinha percebido isso ao ler FMF (uma das razões que me fez gostar tanto da série) e mais ainda nesse livro; são crônicas, é o cotidiano em páginas. Quantas vezes não me peguei sorrindo ao ler alguns trechos e deixava escapar um “caramba, é assim mesmo”! Ela tem esse efeito na gente. 

A cada texto lido você pensa "esse é meu favorito!", mas aí você lê o próximo e pensa "não, esse é o meu favorito!" e é assim o livro inteiro. Eu li o Apaixonada Por Palavras já conhecendo o trabalho da autora, mas se você nunca leu as séries não tem nenhum problema; o livro é só uma reunião de crônicas que ela escreveu ao longo dos anos. Não tem personagens fictícios; é o que a Paula pensa e o que ela acha. 

Bom, termino aqui com a indicação do livro para vocês. Em breve vou resenhar Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série, não se preocupem, mas que tal já irem conhecendo mais a autora? Garanto que não vão conseguir desgrudar do livro. E aqui um trecho de uma das crônicas presentes no livro:

“Os que mais me impressionam são os que adivinham meu pensamento, mesmo sem me conhecer. É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido mas que já existia em mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe em alguém que pensa exatamente como eu.” (Apaixonada Por Palavras - Julho/2001)

4 comentários:

Angélica A. disse...

Aí cara saí daqui com essas resenhas pegáveis :3 Adoreeeei <3g

Anônimo disse...

Nossa, agora fiquei com vontade de ler tanto Apaixona por Palavras quanto Fazendo Meu Filme. Otima resenha, bjs.

Anônimo disse...

Cada livro é um a mais na minha listinha. Bjs

http://www.vitrineglamour.com/

Anônimo disse...

Sempre boas resenhas, mas...

Que dó da Luiza! 'rs