domingo, 25 de agosto de 2013

Resenha - "Sorte ou Azar?" de Meg Cabot


Titulo: Sorte ou Azar?
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2008
Número de páginas: 288

Já faz um tempo que eu queria ler esse livro e quando ele apareceu na biblioteca do colégio imediatamente o aluguei. E - Meg Cabot sendo Meg Cabot - claro que não me arrepedi.

"Sorte ou Azar" trata-se da história de Jean Honeychurch, uma jovem de 16 anos que, devido a circunstâncias ocorridas na sua cidade natal, Iowa, mudou-se para Nova Iork, para a casa de seus tios.
Que circunstâncias são essas?, você me pergunta. Leia o livro, caro leitor; como disse, você não vai se arrepender.

Jean sempre se considerou uma garota azarada - e na verdade ela é -, sempre esbarrando em coisas, se acidentando. Graças a essa sua "peculiaridade", é apelidada de Jinx, que significa "pé frio" em inglês.  Portanto, quando se muda para Nova York, ela já espera pagar algum mico por causa dessa sua facilidade para atrair coisas ruins. E quando ela descobre que a prima, Tory, com quem ela brincava quando criança transformou-se em uma estranha, com uma fixação por "bruxaria" (graças a história de que uma ancestral delas profetizou que nasceria uma bruxa na atual geração de suas descendentes) e drogas, ela já sabe que não passará o ano completamente bem. Para completar, Jean acaba fazendo amizade com Zach, um garoto (lindo, maravilhoso, fofo, tudo de bom) por quem, supostamente, Tory está apaixonada.

Ainda que incrementando temas diferenciados, como magia, "bruxaria" e feitiços, a história consegue te manter vidrado com as tramas e descobertas sobre o passado de Jean. E as cenas com o Zach, claro. Para Jean, ele é apaixonado por Petra, a au pair (espécie de babá) da casa dos tios, e os dois acabam se aproximando, não passando de "amigos". Mesmo assim, os momentos entre os dois são de muita cumplicidade, e ele é super compreensivo com algumas coisas.

Acho que já é conhecida a minha admiração pela Meg Cabot e seus livros sensacionais. Falemos a verdade, como não se apaixonar por sua escrita e seus personagens apaixonantes? Em Sorte ou Azar não foi diferente. Como em vários de seus livros, Meg ambientou a história na fase "high school" dos estudantes norte-americanos, onde todos sabem de tudo e tudo é motivo para fofoca (não é bem assim?). Paixonites, revoltas e exclusões: chega até a ser clichê. Mas acho que a cada novo "clichê" da Meg ela nos deixa com um gostinho de quero mais.

Ótimo livro. Boa leitura!

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro JINX, foi o 1o livro que li da Meg e amei!

Bianca Aguiar disse...

Também sempre quis ler, mas infelizmente nunca achei =(
Sua resenha deu ainda mais vontade de ler Carol hahaha

Beijos, feminilizar

AKKA Fashion disse...

Amoo esse livro!
Beijos,
http://akkafashion.blogspot.com.br/